Importação de carros de luxo via navio Ro-Ro

Transporte de carros de luxo via navio Ro-Ro

Você sabe como é feito o processo de transporte de carros de luxo para o Brasil? A ES Logistics preparou este conteúdo para te explicar tudo sobre a operação de transporte de carros de luxo via navio Ro-Ro. Aqui você saberá:

  • O que é um navio Ro-Ro
  • Quais são os tipos de navios Ro-Ro
  • Características dos navios Ro-Ro
  • Quais tipos de cargas são transportadas pelo navio Ro-Ro

Boa leitura!

Importação de carros de luxo

1 – O que é um navio Ro-Ro?

O navio Ro-Ro é um tipo de navio cargueiro utilizado para fazer o transporte de cargas rolantes, ou seja, cargas que podem embarcar e desembarcar do navio rolando, seja por meio de rodas ou de equipamento específico para isso. Por isso, a sigla “Ro-Ro” – “Roll on-Roll off”, numa tradução livre, significa rolar para dentro-rolar para fora. 

2 – Quais são os tipos de navios Ro-Ro?

Dependendo da carga transportada, os navios Ro/Ro são divididos nos seguintes tipos:

2.1 Ferries

São embarcações relativamente pequenas comparadas às outras do mesmo segmento, com dois ou três conveses que são carregados e descarregados por rampas. São utilizadas para transportar carros em viagens de turismo.

2.2 Porta-Contêineres

Esses tipos de Ro-Ro foram projetados para transportar contêineres. Geralmente eles transportam contêineres no convés superior e carga rodada abaixo do convés.

2.3 Multi-Purpose

É um tipo de navio Ro-Ro destinado ao transporte de cargas rodantes, sendo capaz de transportar outros tipos de cargas. 

2.4 Pure Car Carrier (PCC)

O Pure Car Carrier (PCC) é projetado exclusivamente para transportar carros e veículos que pesem uma ou duas toneladas. O maior PCC atualmente em serviço é o MV Mignon (1999), da Wallenius Lines, que após alongamento de 28 m (2005), passou a ter capacidade para cerca de 7200 carros.

3 –  Características dos navios Ro-Ro

Características dos navios Ro-Ro

Os navios Ro-Ro possuem características que os distinguem dos demais tipos de embarcações. Por exemplo:

Visual – possuem um costado bem maior do que os outros;
Capacidade – grande número de conveses para a acomodação da carga;
Estrutura – possuem rampas internas que interligam os diversos conveses, facilitando a locomoção e o posicionamento da carga.

4 – Quais tipos de cargas são transportadas pelo navio Ro-Ro?

Os navios Ro-Ro transportam os mais variados tipos de cargas, a saber:

  • Veículos de passeio;
  • Caminhões, ônibus, tratores, maquinário para agricultura, maquinário para engenharia civil;
  • Vagões de trem ou metrô;
  • Aviões pequenos e helicópteros;
  • Carga projeto (pás eólicas, reatores, plataformas, guindastes, transformadores, turbinas, geradores e equipamentos de grande porte).

5 – Transporte de carros de luxo via navio Ro-Ro

Há vários tipos de cargas que podem percorrer longas distâncias dentro de contêineres, mas os carros de luxo precisam de um acomodamento diferenciado e segurança para percorrer longas distâncias. Por isso, esse tipo de carga é transportada em navios Ro-Ro porque eles possuem uma estrutura que facilita a locomoção e o posicionamento dos veículos.

Transporte de carros de luxo via navio Ro-Ro

O transporte é seguro, visto que há um processo rigoroso de fixação dos carros que são presos ao navio com diversas cintas de náilon capazes de suportar até 5 toneladas. Além disso, os carros são estacionados com folga entre eles de 30 cm nas laterais e 10 cm na traseira e dianteira, essa medida evita que ocorra impacto entre as carrocerias mesmo quando a embarcação está em mares agitados. 

Outras medidas direcionadas à segurança dos próprios veículos são tomadas pelas fabricantes, que aplicam produtos e removem peças que podem ser danificadas com um simples impacto.

Você pode importar desde carro até helicópteros, eles chegarão até você via navio Ro-Ro, um tipo de cargueiro projetado exclusivamente para fazer o transporte de variados tipos de cargas. Conte com a ES Logistics para fazer todo o processo logístico de importação por você.  Entre em contato conosco que nossa equipe irá te auxiliar.

Deixe seu comentário

© 2019 ES Logistics - Todos os direitos reservados