Expansão e futuro do Porto de Itajaí sob a administração da JBS Terminais

 

Nossa equipe de Procurement realizou uma entrevista exclusiva com Thiago Cabral, Comercial da JBS, para entender melhor as principais iniciativas e perspectivas para o Porto de Itajaí após a aquisição pela JBS Terminais. A entrevista abordou desde as ações iniciais para a retomada das operações até os projetos de expansão e modernização que visam consolidar o terminal como um dos principais hubs logísticos do Brasil.

Thiago compartilhou detalhes sobre os desafios enfrentados na reestruturação das atividades, os investimentos em infraestrutura e novos equipamentos, bem como as expectativas para o crescimento do volume de operações. Além disso, revelou quais serviços marítimos já estão em funcionamento e quais rotas podem ser incorporadas no futuro.

 

 

Confira a seguir a entrevista completa e conheça as estratégias que estão moldando o futuro do Porto de Itajaí.

Procurement / ES Logistics: Thiago, muito obrigado pela disponibilidade em nos conceder esta entrevista. Para começar, quais foram as principais ações da JBS para restabelecer a operação do Porto de Itajaí, considerando sua importância no cenário nacional?

Thiago Cabral: Processos Internos Manuais: foi um grande desafio restabelecermos as operações no terminal de Itajaí em tempo recorde. Houve um esforço enorme das nossas equipes, com apoio corporativo, e conseguimos alfandegar e iniciar as operações de navios em aproximadamente três meses após a aquisição pela JBS Terminais.

 

Olhando para a Expansão

Procurement / ES Logistics: Quais são os principais projetos de expansão que podem alavancar e impulsionar ainda mais o Porto de Itajaí?

Thiago Cabral:

    • Compra de Novos Guindastes MHC: Já estão confirmados dois guindastes móveis de porto (MHC), com chegada prevista para fevereiro de 2025. Nossa estimativa é aumentar a produtividade e atender mais navios simultaneamente.

    • Ampliação da Área do Porto: Está em andamento a desapropriação de terrenos próximos às avenidas Marcos Konder, Silva e Blumenau, permitindo a expansão do terminal e o aumento da capacidade operacional, com foco na melhoria contínua e na experiência dos nossos clientes.

    • Fases de Obras: Estima-se um crescimento de 25% nas operações ao fim da primeira fase de expansão do terminal, podendo chegar a 100% ao término da segunda, ou seja, dobrar a capacidade de pátio (a partir da nova concessão de longo prazo). Com isso, Itajaí se consolidará ainda mais como um polo logístico relevante no Brasil.

 

A Infraestrutura Atual

Procurement / ES Logistics: Poderia nos dar um panorama da infraestrutura já disponível hoje?

Thiago Cabral:

    • 2 STS (Ship-to-Shore): São os portêineres que fazem a movimentação de contêineres no cais.

    • Guindastes MHC: Contamos com dois MHC em operação.

    • 8 Gates em atuação.

 

Serviços Marítimos Atuais e Futuro

Procurement / ES Logistics: E, em termos de rotas marítimas, o que está em atividade e o que podemos esperar para o futuro?

Thiago Cabral:

    • Serviços Atuais: Temos o Carioca (MSC) na rota Ásia, o SAT (Hapag Lloyd) na rota da África e o USA String (MSC) para os Estados Unidos, além do serviço de cabotagem da Norcoast.

    • Novos Serviços em Negociação: Estamos com negociações avançadas para incluir mais dois serviços semanais de navegação, um cobrindo a Ásia (Far East) e outro para a Europa (Mediterrâneo). Essas adições devem fortalecer nosso portfólio e beneficiar nossos clientes que buscam alternativas competitivas e investem em Itajaí considerando a força do comércio exterior em nossa região.

 

Procurement / ES Logistics: Para encerrar, qual é a sua visão sobre o futuro do terminal de Itajaí sob a administração da JBS?

Thiago Cabral: Vejo um horizonte de expansão e modernização. A chegada dos novos equipamentos e as obras de ampliação irão consolidar o terminal como um hub estratégico na costa brasileira. Além disso, a automação de processos deve trazer ganhos de produtividade e redução de custos, o que é fundamental para se manter competitivo em um mercado cada vez mais dinâmico.

Procurement / ES Logistics: Thiago, agradecemos muito pela entrevista e pela transparência em dividir conosco todos esses pontos. Vamos acompanhar de perto as próximas etapas desse processo de expansão.

Thiago Cabral: Eu que agradeço a oportunidade. Estamos à disposição para colaborar no que for necessário e vamos continuar trabalhando para que o Porto de Itajaí se torne cada vez mais competitivo e eficiente.

Notas de Rodapé

1.MHC (Mobile Harbor Crane) Guindaste portuário móvel que pode se deslocar no terminal e manejar diversos tipos de carga, trazendo flexibilidade ao porto.

2.STS (Ship-to-Shore) Guindastes de grande porte, instalados no cais, específicos para a movimentação de contêineres entre navio e pátio.

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