Nos processos de importação e exportação, sempre existe uma tensão quando se pensa na etapa do transporte. Principalmente quando é possível enxergar todos os riscos que cercam a movimentação internacional de uma mercadoria. A principal precaução que se pode tomar para evitar dores de cabeça é a contratação de um seguro internacional de cargas. Afinal, sua finalidade é especialmente a proteção da carga durante o seu transporte.
Por não ser uma contratação obrigatória para o transporte internacional, decidir seguir o embarque sem a contratação de um seguro parece interessante, afinal, será possível “reduzir os custos” da operação. No entanto, essa ausência de proteção pode trazer prejuízos não apenas financeiros, mas também o desgaste nas relações comerciais entre cliente e fornecedor, interrupção ou atrasos na operação e afetar diretamente na reputação da empresa.
Entenda as principais razões para não deixar de contratar o seguro de carga no momento de seus embarques internacionais.
O que é seguro internacional de cargas?
Pense em um cenário de transporte internacional, onde mercadorias atravessam fronteiras, enfrentam diversos obstáculos e estão expostas a variados riscos, como acidentes, roubos, avarias e até desastres naturais. O seguro internacional de cargas é uma forma de proteção financeira a fim de garantir que a operação não tenha prejuízos.
A definição do responsável pela contratação do seguro se dá através do Incoterm utilizado na operação e negociado entre importador e exportador. Já em relação aos tipos de cobertura, existem três classificações e devem ser definidas antes do embarque.
O seguro existe para todos os modais de embarque, e devem ser negociados antes do início do transporte, de acordo com o que for de interesse das partes. Possui também diversos tipos de cobertura, sendo um item apesar de não obrigatório, essencial no momento de qualquer transporte internacional.
Por que não deixar de contratar seguro de carga?
Apesar de ser um custo agregado à operação, o seguro internacional de cargas cumpre a sua função de assegurar que não haverá prejuízos financeiros no final do processo de importação ou exportação. Se analisarmos os motivos e benefícios da contratação, é evidente sua essencialidade.
Mitigação de riscos durante o transporte
Existem muitos fatores externos e imprevistos que podem ocorrer durante o transporte internacional. No comércio exterior é muito comum vermos acidentes ou imprevistos que podem destruir uma carga.
A contratação de um seguro permite a mitigação de riscos durante o transporte, oferecendo proteção financeira contra danos, extravios ou roubo da mercadoria. E essa cobertura vai garantir que as empresas não enfrentem um prejuízo financeiro caso incidentes ocorram no percurso da carga.
Evitando prejuízos financeiros significativos
Ele também evita prejuízos financeiros significativos, já que a ausência de seguro pode resultar em custos elevados em caso de danos ou perdas de mercadorias.
Imagine em casos como incêndio no navio, roubo de caminhão ou qualquer acidente que a carga pode estar envolvida, o impacto que perder toda ou parcialmente uma carga pode gerar à sua empresa. O seguro oferece uma segurança fundamental, evitando que esses acontecimentos indesejados e incontroláveis afetem sua empresa.
Você estará exposto ao risco de avaria grossa
A avaria grossa é uma das situações às quais a mercadoria pode estar sujeita. Trata-se da situação em que sacrifica-se a carga de um navio deliberadamente para salvar a embarcação, tripulação e o restante da carga.
Exemplo: um navio pega fogo e, a fim de preservar o restante da embarcação, atira-se ao mar uma carga de inflamáveis que também está a bordo. Em situações como essa, a companhia marítima não é responsável por ressarcir quem teve sua carga prejudicada.
Na realidade, os donos de cargas e a companhia compartilham todos os custos resultantes dos danos no navio. Somente com um seguro internacional de cargas será possível cobrir as despesas sem grandes prejuízos.
Cuidado ao utilizar o seguro fechado pelo importador ou exportador
Quando a mercadoria já está com uma negociação na qual a outra parte (exportador ou importador) é responsável pelo fechamento do seguro, a cautela ainda deve existir. Isso porque diferentes apólices cobrem diferentes necessidades, o que pode gerar riscos adicionais e desnecessário no embarque.
Confiar em uma apólice negociada e fechada por um terceiro pode acarretar complicações e atrasos significativos em caso de sinistros. Até porque analisar e compreender todas as cláusulas e condições de uma apólice de seguro internacional pode ser uma tarefa difícil e morosa.
Para que seja possível confiar que a empresa com que se está negociando fará a melhor escolha de seguro, é preciso que ambas estejam em total sintonia e entendimento quanto às expectativas e coberturas que devem existir, caso eventuais sinistros venham a acontecer.
Portanto, é interessante que se considere a contratação de um seguro diretamente relacionado ao próprio processo. Assim, garante-se que a cobertura esteja alinhada com as necessidades específicas e exigidas pela sua empresa no momento do transporte de cargas. Desta forma, reduz-se possíveis complicações caso seja necessário acionar o seguro.
A queda da ponte Francis Scott Key em Baltimore, Estados Unidos
O acidente causado pela embarcação Dali no dia 26 de março de 2024 é um exemplo da importância de contratar seguro internacional de cargas para seus embarques.
Além da fatalidade com as pessoas, o prejuízo causado ao navio e à cidade pela queda da ponte (que pode custar até US$4 bi ao mercado de seguros), cerca de 56 containers foram danificados e boa parte deles com mercadoria inflamável e corrosiva.
Ou seja, mesmo que sua mercadoria esteja acondicionada em container e acidentes desse patamar não aconteçam com frequência, não é incomum que mercadorias avariem quando embarcações enfrentam tempestades ou durante a movimentação de containers no porto.
Este ocorrido trata de um sinistro da aventura marítima, coberto pelas apólices padrões de transporte marítimo que podem ser contratadas aqui.
Seguro Internacional de Cargas é com a ES Logistics
Certamente seguro é uma das únicas coisas que se paga torcendo para não precisar usar, o que inclui a modalidade de seguro internacional de cargas. Se pensarmos as distâncias absurdas e os diversos tipos de transportes que uma carga enfrenta até chegar no seu destino final, é possível analisar também todos os perigos em que ela está exposta.
Por isso a importância da contratação de seguro. Ela transcende a esfera da proteção financeira, mas também representa um elemento fundamental para a segurança e a continuidade de operações de comércio internacional, protegendo as relações comerciais e ao mesmo tempo mantendo a viabilidade dos negócios em cenários em que não temos o controle.
Por tudo que representa, a escolha de um seguro deve ser feita de maneira cautelosa. alinhada com as necessidades específicas de cada transporte e processo. Depender de terceiros, não realizar uma análise criteriosa ou fechar com qualquer empresa pode gerar consequências e desafios caso a apólice tenha que ser acionada
É imprescindível que nesse momento você e sua empresa tenham os melhores parceiros, e que irão entregar o melhor serviço, garantindo uma cobertura adequada, agilidade e clareza na resolução de sinistros.
A ES Logistics oferece o melhor serviço para auxiliar no momento da contratação do seguro internacional de cargas.
Oferecemos segurança robusta para todos os modais, garantindo a máxima proteção ao seu investimento de forma ágil e estratégica.
Entre em contato com nossa equipe e garanta a melhor contratação com o melhor custo-benefício para a sua carga!