Faça uma cotação

PT

ES

EN

Cenário logístico internacional – Mercado asiático e Canal do Panamá

MERCADO ASIÁTICO

Com a proximidade do Ano-Novo Chinês, gostaríamos de compartilhar algumas atualizações relevantes que podem impactar o mercado asiático durante este período pré-feriado.

Situação no Canal de Suez/Mar Vermelho

Os armadores mantêm a decisão de desviar rotas via Europa pela África do Sul, devido à situação contínua no Canal de Suez. Esta questão permanece sem solução e indica uma crescente gravidade, afetando significativamente o fornecimento de equipamentos.

Vários armadores já iniciaram o reposicionamento de contêineres de outras rotas para a Ásia, visando atender à alta demanda antes do Ano-Novo Chinês. Segundo a análise da Sea-Intelligence, estima-se que a situação no Canal de Suez afetou de 1.450.000 a 1.700.000 TEUs da capacidade global, resultando em uma escassez total de equipamentos estimada em até 780.000 TEUs durante o período do Ano-Novo Chinês.

Felizmente, devido à temporada de contêineres reefer, como a importação de cerejas do Chile, o suprimento de contêineres 40’NOR está melhor em comparação com novembro/dezembro de 2023, embora ainda longe de uma estabilidade plena. Entretanto, para os contêineres 20’Dry e 40’HC, a falta de disponibilidade está aumentando diariamente. A recomendação geral aos exportadores é que retirem os equipamentos vazios assim assim que a confirmação do booking for realizada.

Em breve os armadores começarão a aceitar cargas, preparando-se para as rolagens durante o Ano-Novo Chinês (roll-pool), sendo estas rolagens inevitáveis, como historicamente observado nesta época do ano.

Demanda Ásia para o Brasil (Janeiro): Aumento na demanda ou antecipação de cargas devido ao feriado Chinês abaixo da expectativa.

Fretes: Valores tendem a permanecer estáveis até o feriado Chinês, com pequenas oscilações previstas.

Disponibilidade de Containers: Maior indisponibilidade de 40’NOR, e 20’Dry/40’HC em regiões específicas, impactando diretamente na oferta de equipamentos e valores de frete.

Abastecimento de Containers da Ásia: A maioria dos containers da Ásia é abastecida pelos EUA (400.000 teus/semana). É previsto um impacto prolongado devido à situação no Mar Vermelho.

Tensões Geopolíticas: Aumento da tensão geopolítica entre as Coreias e Taiwan x China.

CANAL DO PANAMÁ

A situação no Canal do Panamá se agravou nas últimas semanas, com o baixo nível de água limitando a capacidade de tráfego dos navios.

A Autoridade do Canal do Panamá implementou reduções no tráfego para conservar água, diminuindo o número diário de trânsitos de navios de 34-36 para 25. Prevê-se que esse número possa cair ainda mais, chegando a 18 até fevereiro, representando metade da capacidade total.

A Maersk anunciou que começará a usar transporte ferroviário para contornar o Canal, devido à seca na região. O serviço OC1 da Maersk normalmente passa pelo Canal, mas a ferrovia utilizada tem a capacidade de transportar dois milhões de TEUs por ano, evitando impactos significativos.

Solicite uma cotação

Preencha o formulário abaixo. Em breve nossa equipe entrará em contato.