Capacidade de espaço:
O último navio extra loader anunciado na rota da Ásia para a América do Sul é o navio XIN WEI HAI 0155 (com capacidade para 4.250 TEUs), operado pela ONE, com previsão de operação na semana 35.
Nenhum Blank Sailing foi anunciado pelos armadores para as próximas semanas, contudo há a expectativa de novos extra loaders para setembro, ainda não oficialmente anunciados pelos armadores.
Níveis de fretes:
Nas últimas semanas pudemos observar algumas quedas pontuais nos valores de frete marítimo, pois mesmo com o alto volume carregado em agosto, o fato da oferta de espaço ter aumentado por conta dos extra loaders, fez com que os fretes baixassem. Espera-se que os níveis de frete ainda permaneçam estáveis nas próximas semanas, e mediante anúncio dos novos extra loders, pode-se esperar uma nova baixa no mercado.
Disponibilidade de equipamentos:
A falta de equipamentos segue sendo um ponto de dificuldade mesmo com a oferta de espaço nos navios terem aumentado. O foco de falta de equipamentos está localizado nos principais portos do norte da China como Xingang, Qingdao e seus outports, bem como em Ningbo, na região central da China.
Situação no porto de Navegantes
Devido ao fechamento de barra que dá acesso ao complexo portuário de Itajaí no final do mês de julho e agosto e um backlog de cargas, aliado a chegada dos navios fora de janela de atracação, culminaram em um congestionamento de navios para atracação neste porto.
Observa-se que como medida paliativa, alguns armadores estão omitindo a escala sul em Navegantes e descarregando as
cargas de importação na viagem norte.
Por outro lado, em outras situações semelhantes, alguns armadores acabam descarregando a sua carga em outro porto brasileiro ou do mercosul e posterior conexão para Navegantes.
Feriado Chinês
No próximo mês ocorre a celebração nacional que marca o Dia da Fundação da República Popular da China e neste período de 29 a 01 de outubro muitas empresas, fábricas e portos, podem suspender suas operações ou operar em capacidade reduzida. Isso pode resultar em atrasos nas entregas e processos logísticos mais lentos que o normal.
Portanto, um planejamento eficiente é essencial para evitar contratempos. Aqui estão algumas dicas para se preparar:
- Realize reservas de transporte com antecedência.
- Faça pedidos em quantidades maiores, se possível.
- Mantenha-se atento aos prazos