Global Sourcing é uma estratégia empresarial onde grandes companhias buscam fazer a aquisição de bens ou serviços em países emergentes pelas vantagens competitivas que essa negociação oferece. Continue a leitura para entender mais, como funciona na prática e alguns exemplos.
O que é Global Sourcing?
Como já adiantamos, se trata de uma relação comercial entre grandes empresas e países em desenvolvimento. O termo Global Sourcing surge com a globalização e a expansão das possibilidades de negócio, quando passou a ficar mais fácil comprar do exterior e também exportar a sua própria mercadoria.
Sempre foi e ainda é vista como uma maneira bastante estratégica (principalmente quando focamos na relação entre países) e vantajosa de fazer negócios internacionais, quando há mão de obra mais barata em um determinado país, ou mais facilidade na aquisição de matéria-prima para produção.
A título de curiosidade, caso você não saiba, um país emergente é descrito como uma nação que possui um padrão de vida entre baixo e médio, uma base industrial em desenvolvimento e um Índice de Desenvolvimento Humano variando entre médio e elevado.
O Brasil é um exemplo de país emergente, não à toa, estamos no BRICS, uma organização formada por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul que funciona como um mecanismo internacional de atuação estratégica desses países e suas economias emergentes no cenário global.
Como funciona na prática?
Na prática, entram as vantagens competitivas que já citamos neste texto. Ao adotar a estratégia de Global Sourcing, uma empresa estará ganhando na prática:
- Preços mais competitivos
- Oportunidade de oferecer seus produtos mais baratos aos consumidores devido ao sucesso da estratégia de Global Sourcing
- Maior abertura econômica e oportunidades internacionais de negócio
- Mais possibilidades na gestão de fornecedores.
Além disso, outras vantagens que merecem ser destacadas são: amplitude na capacidade produtiva da empresa e aprimoramento da qualidade da produção. Isso se dá pelos esforços poupados em toda a cadeia produtiva, que são facilitados ao adotar a Global Sourcing. É o que chamamos de LEAD TIME na logística.
Lead time é a quantidade de tempo gasto no cumprimento do processo produtivo. Está relacionado ao tempo planejado desde a coleta até a entrega, ajudando a ter uma previsibilidade clara da entrega, evitar erros nos cálculos, a satisfazer os clientes e a se destacar no mercado pela qualidade e agilidade no serviço prestado.
Outro exemplo cotidiano para traduzir a estratégia de Global Sourcing é a exportação das famosas commodities, aqueles produtos básicos globais não industrializados que todo país precisa e nem todos conseguem produzir no seu próprio território.
Pontos de atenção
Mais do que Global Sourcing, aqui estamos falando de relações comerciais internacionais. Ou seja, não há espaços para amadorismos. Ao adotar este modelo, tenha a garantia de que a sua equipe está preparada para se comunicar em outro idioma, entender as especificidades deste outro país, cumprir o cronograma sem problemas e tirar de letra os entraves burocráticos do país estrangeiro.
A competitividade do mercado internacional dificilmente perdoará erros, portanto, amadureça seus processos internos antes de adotar uma estratégia empresarial desse tipo. Um simples equívoco ou atraso e você pode perder a venda para a concorrência.
Esperamos ter esclarecido o termo Global Sourcing e a sua aplicação. Leia outros conteúdos como este aqui no blog da ES Logistics! ☑️
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