AMÉRICA DO NORTE
Além do reajuste no BAF, é esperado que alguns armadores mantenham os níveis de frete enquanto outros apresentem ligeiras reduções no fim deste primeiro trimestre.
A disponibilidade de vazios e, principalmente de chassis, avança a passos curtos nos mercados de Chicago, Atlanta, Los Angeles e Newark. Apesar de apresentar leves melhorias, ainda é comum a prática de chassis split¹ e rehook² nestas regiões. A disponibilidade de containers DRY/HC é ampla em relação a de containers especiais como reefer, flat rack, open top ou até mesmo food grade. Nesses casos, para garantir o equipamento, é importante trabalhar com antecedência.
Os congestionamentos em Norfolk, Baltimore e Houston reduziram consideravelmente e o porto de Savannah também está se recuperando, apesar de ser em um nível mais lento em relação aos demais. Os portos canadenses continuam sendo fortemente impactados pelo tempo invernal e mantêm congestionamentos expressivos, principalmente o terminal de Vancouver. Nestes portos, houve redução da utilização de seus terminais em aproximadamente 20%.
A ampla disponibilidade de espaço tem motivado blank sailings nos serviços do Golfo do México e da Costa Leste nas semanas 9 e 11, respectivamente, para tentar reter carga e mitigar os custos das viagens. Esse aspecto poderá refletir diretamente nos fretes do próximo trimestre, puxando os valores para baixo ou para cima.
Sobre os transportes terrestres, temos notado um aumento de oferta das coletas realizadas pelos armadores, o que tem apresentado diferenças significativas em relação as coletas realizadas por transportadoras independentes. Apesar do valor dos armadores ser mais atrativo, a qualidade do serviço e cumprimento de datas ainda é duvidosa.
¹Esta taxa ocorre no caso de um motorista ter que fazer uma viagem adicional para alugar o chassis em um local diferente ao depot de coleta do vazio.
²Ocorre quando o caminhoneiro vai até o terminal para retirar o chassi e container, porém não há container disponível naquele terminal. O caminhoneiro se vê obrigado ou a voltar ao pátio ou ir até outro depot para buscar o container.
EUROPA
Os portos Franceses, seguem totalmente congestionados devido as greves enfrentadas no país. Em Le Havre, o tempo médio de espera para que o container possa adentrar o terminal é de cerca de uma semana. Entre a solicitação de Booking e embarque efetivo, devemos reservar cerca de duas semanas. Embarques via Fos Sur Mer pode ser uma alternativa pois sofrem um menor impacto no atual momento, se comparado aos demais locais de embarque. A coleta na região não foi afetada diretamente pois a maioria das transportadoras não aderiu as greves. A maioria das cias marítimas trabalha com disponibilidade de espaço e equipamento apesar do entrave nos serviços portuários. Há ainda uma nova greve geral esperada para o dia 7 de março, a qual teremos maiores informações no início do próximo mês. Sugerimos antecipação mediante às adversidades enfrentadas, evitando assim grandes impactos.
Na Finlândia, greves portuárias e rodoviárias também são vivenciadas enquanto os trabalhadores reivindicam por reajustes salariais. A falta de comum acordo, impacta diretamente os principais portos, responsáveis por atenderem 90% das exportações do país. Como consequência ainda do terremoto na Turquia, o porto de Iskenderun se encontra fechado para operações. Demais portos operam normalmente. Coletas, equipamentos vazios e espaços nos navios seguem dentro da regularidade. Previsão de que o frete seja mantido para o mês seguinte, porém reajustes nos custos de combustível são esperados. Armadores cogitam a isenção de custos de detention e demurrage assim como cancellation fee, na região mais afetada pelo terremoto.
Na Alemanha, apesar da disponibilidade de espaço, há, porém, maiores dificuldades na retirada de vazios foram detectadas ao sul do país, enquanto nos portos ao norte, atrasos de 3 dias na saída dos navios é uma realidade.
Sobre o Reino Unido, as greves são esperadas até o final de março nas mais diversas categorias. Como podemos ver no calendário abaixo, na segunda quinzena do mês seguinte, novas reivindicações estão previstas no setor de transporte, que podem acarretar maior impacto na cadeia logística. Atualmente as programações sofrem com congestionamentos, porém com menor severidade.
Ao Sul, a situação se assemelha ao último informativo. Dentre toda a Europa, é a região que mais aponta melhorias tanto na questão de coleta quanto à disponibilidade de vazios e embarque efetivo com a maioria dos armadores. A MSC continua sendo a melhor e mais confiável companhia marítima (Apesar do acréscimo de transbordos e atrasos não programados), seguida pela ZIM. Ambas tem levado cerca de 1 a 2 dias para confirmação de Booking. A Hapag Lloyd vem na sequência e relativamente mais competitiva em relação a tarifas. A perspectiva de frete, é que se mantenha estável, porém reajustes de combustível são esperados em algumas regiões.