Golden Week e Ano Novo Chinês: Como evitar os impactos na importação de produtos

A China é um grande parceiro comercial do Brasil, ambos comercializam bilhões de dólares em importação e exportação. Contudo, quem trabalha com produtos importados da China precisa ter conhecimento dos famosos feriados chineses: Golden Week e Ano Novo Chinês, datas comemorativas que impactam profundamente a logística do processo de importação.

Para você entender como os feriados chineses interferem nas importações de produtos, principalmente a importação de fármacos, a ES Logistics preparou este conteúdo para te ajudar a planejar suas importações com antecedência. Confira!

Como os feriados chineses interferem nas importações?

A China é a maior referência em exportação mundial, considerada “a grande indústria do mundo”. Entretanto, para fazer negócios com esse país, é preciso conhecer a dinâmica dos feriados chineses, tais como: Golden Week e Ano Novo Chinês, que duram dias e afetam o Comércio Exterior.

Durante os dias da Golden Week e do Ano Novo Chinês, todas as atividades comerciais, industriais e educacionais ficam suspensas. Essa suspensão se aplica também aos serviços aéreos e marítimos, que ficam com as atividades para o despacho de mercadorias paralisadas.

Alguns fatores são percebidos com esse cenário, por exemplo:

– Aumento dos valores de fretes internacionais;
– Atrasos de até 1 mês no envio de cargas;
– Escassez de determinados produtos;
– Logística comprometida.

Sabendo desses impactos gerados pela suspensão das atividades, você deve estar se perguntando o que fazer para minimizar esses efeitos em sua empresa. Para te ajudar a se organizar e evitar os contratempos ocasionados por esses feriados chineses, trouxemos algumas dicas.

Por que você deve planejar suas importações com antecedência?

 

 

Como falado anteriormente, durante o feriado Golden Week e a comemoração do Ano Novo Chinês, as indústrias fecham por vários dias, o que pode interferir diretamente nas importações da China. Mesmo com o retorno às atividades, o processo é lento, pois os fornecedores precisam se organizar e programar todas as demandas.

Diante desse cenário, para não ter seus negócios afetados pelos feriados chineses, siga estas estratégias que trouxemos para você:

Construa uma relação de confiança com seu fornecedor

 

 

Manter uma relação de confiança com fornecedores é fundamental para quem busca construir parcerias comerciais no mercado internacional. Pontuamos o bom relacionamento como essencial porque aqui subjaz o fator distância que pode atrapalhar os negócios e a própria relação.

Os feriados chineses trazem uma pressão imensa sobre as fábricas nos meses que antecedem as datas comemorativas, e o fato de estar próximo ao seu fornecedor reduz os problemas decorrentes desses feriados. Isso porque você não vai precisar se preocupar que suas mercadorias serão a última prioridade quando se trata de conclusão de pedidos e envio.

Caso você não tenha contato direto com os fabricantes chineses, uma forma de evitar ser afetado pelos feriados chineses é ter um parceiro para intermediar todo o processo. Contar com um parceiro é ter à frente a expertise de especialistas em Comércio Exterior, fator fundamental na construção de um bom relacionamento com fornecedores confiáveis.

Além disso, conte com uma parceria em logística para conduzir os seus produtos até você.

Faça uma previsão de estoque

 

 

importação durante a Golden Week e durante o Ano Novo Chinês tendem a ser mais caras e escassas. Por isso aconselhamos que você verifique a quantidade de produtos importados que irá precisar para os períodos que intercalam esses feriados.

Por exemplo, se a sua empresa irá precisar de produtos para trabalhar no começo do ano, você precisará fazer os pedidos antecipadamente (dezembro ou janeiro). Considere pedir produtos com margem para cobrir os meses em que as atividades estarão suspensas na China e não haverá envio.

Essa estratégia é essencial porque o planejamento te dar mais tranquilidade para lidar com as oscilações decorrentes dos feriados chineses. Outro ponto que torna a previsão um fator essencial é a possibilidade de garantir demanda, oferta e preço. No caso do Ano Novo Chinês, por exemplo, a dica é começar os planos ainda em setembro.

Como podemos perceber, mesmo afetando a dinâmica do mercado internacional, os impactos dos feriados chineses podem ser driblados seguindo as estratégias aqui apresentadas. Antecipadamente, faça o planejamento do que será preciso para sua empresa, faça a encomenda com os fornecedores chineses e conte com parceiros logísticos para encaminhar sua mercadoria até você.

Precisou importar? Conte com o apoio logístico da ES.

Solicite uma cotação

Preencha o formulário abaixo. Em breve nossa equipe entrará em contato.