Faça uma cotação

PT

ES

EN

Entenda a exportação de soja no Brasil, principal produto exportado pelo nosso país

soja no Brasil

Liderando as exportações de produtos brasileiros desde 1997, ano em que o Brasil passou a registrar e divulgar os dados de vendas ao exterior, a soja nacional é o carro chefe da economia brasileira. Ao longo dos anos a produção aumentou de forma exponencial e com ela, claro, a sua exportação. Neste texto vamos explicar como funciona a exportação de soja e como ela alcançou esse patamar, confira abaixo.

Exportação de soja

exportação de soja no Brasil

A exportação é caracterizada pela saída, venda, de um produto, bem ou item de um país de origem para outro. Esse tipo de comércio acontece em todos os continentes, sendo as negociações feitas entre os mais distintos parceiros econômicos. No Brasil, a soja representa grande parte das suas exportações que, em sua maioria, têm seu destino final no outro lado do planeta, no continente asiático, a China.

Em 2021, o país asiático foi o destino de 73% de toda a soja vendida pelo Brasil. Apesar de não ser o maior produtor do grão no país, o estado do Paraná foi o que mais exportou o produto.

A exportação de soja brasileira acaba tendo vantagem nas negociações com a China. Quando se é comparado com os Estados Unidos, que disputa tonelada por tonelada a posição de maior produtor do grão do mundo, a situação política entre os outros dois países favorece o Brasil.

Colheita de soja o principal produto exportado no Brasil

Outro fator que beneficia o país é a forma de venda priorizada pelo terceiro maior produtor de soja do mundo, a Argentina. O país vizinho prefere negociar o produto e não a matéria-prima, ou seja, a venda de óleos e farelo ao invés de grãos. Além disso, a Argentina aplica uma alta taxação na exportação do grão, que é a preferência dos chineses na hora da compra.

Conforme estudo feito pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em 2015 a rota da soja, para chegar ao comprador externo, tinha como as ferrovias e as rodovias as principais formas de chegar aos 15 portos existentes no país, seja porto marítimo ou porto seco. E armazenados dentro de navios graneleiros, os produtos seguiram para fora do Brasil.

Outra forma de exportação de grãos que tem crescido é a feita pelos containers. Apesar do volume ainda ser baixo, ela trouxe solução para diversos problemas enfrentados pela exportação de soja em navios graneleiros. Como o acesso a portos de menor estrutura em países africanos e asiáticos, a disponibilidade de caminhões graneleiros, redução do valor do frete, entre outros.

Produção de soja

Produção de soja no Brasil

Na safra 2021/22, conforme a Embrapa, criada pelo Ministério da Agricultura, o Brasil superou a produção dos Estados Unidos. Mas apesar do volume brasileiro ser maior, a produtividade americana é superior, ou seja, eles conseguem produzir mais e uma menor área de plantio.

Os quatro estados destacados, pela Embrapa, na produção de soja são do Centro-Oeste e Sul. Líder absoluto há anos, o Mato Grosso produziu, até maio de 2022, 39.961,1 milhões de toneladas. Os outros destaques foram para o Paraná, Rio Grande do Sul e Goiás.

O mercado de soja tem se expandido, e o volume de produção atende as demandas nacionais e internacionais, já que o item é muito usado. Conforme o levantamento feito pela Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), até maio de 2022 o Brasil produziu 123.829,5  milhões de toneladas de soja.

A variedade de destinações da soja fez com que a importância dela no mercado mundial crescesse e tornou-se um dos produtos mais exportados pelo Brasil,  tendo papel de extrema importância em nossa economia.  A partir do grão  de soja são produzidos diversos produtos, como óleo, leite e proteína vegetal e até mesmo ração para animais da produção agrícola. Além dos produtos alimentícios, a soja também é utilizada como matéria-prima para biodiesel e cosméticos.

Se ainda tem dúvidas de  como exportar seus produtos com segurança e expertise de mercado, entre em contato com a ES Logistics para lhe auxiliar nas suas exportações.

Solicite uma cotação

Preencha o formulário abaixo. Em breve nossa equipe entrará em contato.